CMMA-Conselho Municipal de Meio Ambiente…

O Departamento de Meio Ambiente de Rubineia divulgou as atividades desenvolvidas pela pasta no primeiro semestre de 2017 relativas à educação ambiental, tanto com alunos do ensino fundamental é médio como com a comunidade. Os projetos de meio ambiente e o monitoramento das atividades de educação ambiental foram realizadas com visita dos alunos à SABESP, que é uma das grandes parceiras nas atividades relacionadas com a preservação ambiental. Inclusive com atividades durante a semana do Dia Mundial da Água, 22 de março.

Semeando o futuro…

No mês de abril, o Departamento de Meio Ambiente visando o cumprimento da agenda do “Município Verde-Azul”, desenvolveu um projeto “Semeando o Futuro” que é desenvolvido da seguinte forma: As crianças do 4º ano do ensino fundamental foram levadas ao viveiro do Centro Agroambiental do SEBAR/Rubineia onde presenciaram as atividades práticas no espaço físico do viveiro de mudas nativas e frutíferas; E entender os processos utilizados para a produção de verduras e legumes; Diferenciar as diversas hortaliças presentes em nosso dia a dia; Conhecer mudas de árvores nativas utilizadas para arborização urbana; E, como fechamento das atividades, as crianças receberam sementes de árvores nativas, que elas mesmas semearam no viveiro com orientação supervisionada pelo instrutor do SENAR.

Fumaça preta…

Ainda no mês de abril, os alunos participaram do “Dia de combate à fumaça preta”, com Vistoria da Frota Municipal e Combate à Fumaça Preta, onde os alunos tiveram atividades cujo objetivo foi orientar e conscientizá-las sobre os problemas relacionados com a poluição atmosférica e emissão de fumaça preta pelos automóveis.

Criança Ecológica…

Nas duas primeiras semanas do mês de maio foi realizada diversas atividades de cunho ambiental nos Bairros Lagoa da Garça I e II-O Clone, com o tema “Água”, em que as crianças aprenderam sobre a importância desse bem para a humanidade, os problemas relacionados à degradação das nascentes, córregos, rios e florestas.

Gincana do Lixo…

De 16 a 20 de maio uma gincana foi realizada com a participação das escolas municipais do ensino fundamental da cidade, em alusão ao Dia Municipal de Combate ao Lixo: 16 de maio. O objetivo da atividade é conscientizar as crianças sobre a importância da coleta seletiva que esta sendo implantada neste ano em Rubineia. E ainda ensinar para as crianças sobre a importância da reciclagem e também sobre a produção de adubo orgânico.

22 de maio…

No Dia Mundial da Biodiversidade as crianças, cuja faixa etária está compreendida entre cinco e sete anos foram até a escola do Centro Agroambiental do SENAR/Rubineia, para receberem aulas de educação ambiental, conhecer os principais problemas relacionados à poluição dos rios brasileiros, cujos problemas principais são: assoreamento, falta de mata ciliar, e poluição das águas (lixo diversos, garrafas pet, lixo orgânico).

Semana Mundial do Meio Ambiente…

Conforme calendário das comemorações do município VerdeAzul, a atividade foi realizada em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Como parte das atividades alusivas à data, houve a participação das crianças enfocando a importância da fauna/flora e a soltura de alevinos na praia às margens do Rio Paraná.

Palestra…

A realização deu destaque sobre a importância da preservação e manutenção dos recursos hídricos vida e a  importância da preservação dos recursos naturais. As crianças ouviram com muita atenção a palestra do representante da SABESP, que falou sobre a importância do tratamento da água e do esgoto.

Encerramento do 1º semestre/2017…

Desde que começamos a desenvolver os trabalhos relativos a questões ambientais conseguimos bons resultados, principalmente no que diz respeito ao Programa Município VerdeAzul (PMVA), onde através do bom trabalho executado pelo CMMA-Conselho Municipal de Meio Ambiente, conseguimos a pré-certificação do PMVA. Neste primeiro semestre desenvolvemos vários trabalhos acima relacionados, além da limpeza da orla do Rio Paraná, que banha nosso município, tanto com alunos por terra, como também com caiaque; Levamos os alunos para conhecerem e verem como funciona  rede de tratamento de água e esgoto; Colocamos lixeiras por toda a praia e nas principais ruas do município, pois não possuía; Capacitamos os profissionais de poda de árvore; Desenvolvemos o projeto de Compostagem com apoio dos restaurantes, escola e SENAR; Resolução sobre a LEI COMPDEC, Decidimos continuar com o projeto óleo limpo, coleta de pets; Desenvolvemos o primeiro arrastão de lixo eletrônico, pneus, e pilhas para darmos a destinação correta e com isso fazer com que vá menos lixo para o aterro;  Estamos em andamento com a documentação para estarmos fazendo futuramente o licenciamento ambiental municipal; Já foram tomadas as devidas providências com uso de fossas irregulares em nosso município; Recuperamos a nascente da horta municipal, onde hoje é nossa nascente modelo e também apoiamos a recuperação da nascente da Estância Baia Azul; Foram distribuídas aproximadamente quinhentas mudas de árvores nativas e frutíferas entre quermesse e semana do meio ambiente; Realizamos palestra sobre sustentabilidade no distrito de Esmeralda e distribuição gratuita de hortaliças em garrafas pets para estimular a população a desenvolverem a sustentabilidade; Placas de informação nos quiosques do Ipanema e Praia do Sol; Participação em palestra do CONSEMA; Participação em curso de Operação Estiagem; Capacitações no PMVA; Soltura de alevinos no Ipanema e prainha da Esmeralda; Participação na 60+Hora do Planeta 2017. Estas foram as ações do Departamento Municipal de Meio Ambiente de Rubineia, no 1º semestre/2017. Tudo divulgado no Site Oficial e na imprensa escrita da nossa cidade.

SHARE