Saúde de Rubineia faz orientação sobre a prevenção contra o escorpião.

O Município de Interesse Turístico de Rubineia (MIT), por meio do Departamento Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (11) orientação na rede municipal de educação para prevenção contra o aparecimento de escorpiões.

Os Agentes de Controle de Vetores visitaram as salas de aulas com cartaz informativo e sanaram dúvidas.

A adoção de hábitos simples é fundamental para prevenir acidentes. No ambiente urbano, para evitar a entrada dos escorpiões nas casas e apartamentos, a recomendação é de usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar as frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas.

Além disso, limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, pelo menos, numa faixa de um a dois metros junto às casas. Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois as aranhas e escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo.

A orientação foi feita pelo agente responsável pelo setor de vetores Sandro Pessopani, a enfermeira responsável da vigilância epidemiológica Patrícia Lourenção e a visitadora sanitária Vanessa Combinato também no Paço Municipal e no Distrito de Esmeralda.