Seminário de Turismo…

GESTOR DE TURISMO DE RUBINEIA PARTICIPOU

DE SEMINÁRIO DO TRADE NO SENAC/VOTUPORANGA

O secretário de Turismo de Rubineia, Carlos Fernando da Silva, participou do Seminário “Planejamento e Gestão do Turismo” realizado pelo SENAC/Votuporanga na quinta-feira, 23/11. Evento do qual participaram representantes de cerca de 30 municípios, entre estes Santa Fé do Sul representada pelo secretário Ruy Reis; Santa Rita d’Oeste com a gestora Rosy Ávila e Cleverson Marcelo, e o prefeito de Santa Clara d’Oeste, Wair Zapelão, acompanhado do gestor José Flávio Rodrigues, municípios estes integrantes do Circuito Turístico Espelho D’água, além da presença da santafessulense Mara Amaral, assessora do deputado Itamar Borges (PMDB), que levou mensagem do parlamentar a todos os participantes do seminário.

O gerente em exercício do SENAC, Robert dos Anjos, fez a abertura do evento, que contou com os palestrantes Vanilson Fickert, diretor técnico na Secretaria de Estado do Turismo, bacharel em Turismo pela USP e coordenador do Programa de Regionalização do Turismo. Fickert também é integrante do Grupo Técnico de Análise dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo; Célia Gomes, diretora regional de turismo pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, formada em Turismo e Hotelaria pela Universidade Anhembi/Morumbi, e Júlio Venâncio, assessor do deputado Carlão Pignatari (PSDB). E, representando o prefeito anfitrião João Dado, a secretária da Cultura e Turismo, Silvia Stipp, que esteve presente acompanhada da equipe técnica de Turismo da Secretaria e do presidente do COMTur – Conselho Municipal de Turismo, Edson Genari.

Vanilson fez uma apresentação técnica de tudo que a Secretaria Estadual de Turismo faz para o setor: sugestões, ações, rotas, programas e informações para alavancar o turismo. “a ideia vem de um projeto maior de regionalização do turismo. Que é a maneira de entendermos o Estado e o dividirmos em regiões turísticas para que os municípios trabalhem em conjunto com os do seu entorno e, em vez de enxergarem esses vizinhos como concorrentes, tê-los como parceiros complementares”, ilustrou Fickert destacando o potencial do turismo rural na região. Célia fez uma apresentação do panorama do turismo regional destacando a potencialidade dos Rios e a localização privilegiada da região, que fica entre quatro estados da federação. Falou ainda sobre o turismo e o desafio da sustentabilidade socioambiental, destacando que a palavra mágica será a diversidade associada ao bem estar econômico regional.

O evento foi coordenado pelo turismólogo e docente na área de Turismo do SENAC/Votuporanga, Evandro Júnior Ferreira da Silva que falou que o seminário tinha como objetivo esclarecer dúvidas e fortalecer o turismo regional, especialmente pelo fato de a região ter, até o momento, conseguido emplacar cinco cidades como Município de Interesse Turístico: Rubineia; Votuporanga, Riolândia, Mira Estrela e Cardoso.

SHARE