Defesa Civil de Rubineia participa de treinamento da Operação São Paulo Sem Fogo 2024

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Rubineia (COMPDEC) participou, dias 16 e 17 de abril, do treinamento da Operação São Paulo Sem Fogo ministrado pela Defesa Civil Estadual e pela Coordenadoria Regional de Defesa Civil Região Administrativo 8 de São José do Rio Preto.

Participaram da oficina 64 municípios e 230 agentes capacitados. Estiveram presentes, o coordenador da COMPDEC, Evandro Santos, e os agentes Herivelto Guimarães, Sandro Pessopani e Dener Rodrigues.

A Brigada de Incêndio foi instituída em Rubineia no ano de 2021 e desde então a redução dos casos de fogo diminuíram cerca de 80%. “A prática de fogo é muito comum em nossa cidade e na região, na maioria das vezes causada pela ação humana”, destacou Evandro Santos.

Evandro explicou que agora o município conta também com uma caminhonete, que era utilizada para operação agro no campo, e foi transferida para Defesa Civil. “Ela foi adaptada com um tanque de 800 litros para combate de fogo em vegetação”, explicou.

O Curso foi ministrado pela Divisão de Preparação da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, através da Capitã PM Lidiara.