MEIO AMBIENTE PARTICIPA DE CÂMARAS TÉCNICAS DO COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO JOSÉ DOS DOURADOS

A Prefeitura de Rubineia esteve representada pelo Prefeito Osvaldo Lugato Filho, Diretora de Meio Ambiente, Regiane Faustino dos Santos, Diretor de Turismo, Evandro Rogério Santos e Diretor de Administração, Armando W. Nicolete na reunião do Segmento Município do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São José dos Dourados (CBH-SJD), no dia 03 de Abril 2021, realizada através de Videoconferência, devido o momento de pandemia.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São José dos Dourados (CBH-SJD) é um órgão colegiado, de caráter normativo, consultivo e deliberativo, de nível regional e estratégico do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SIGRH). Após intenso processo de mobilização, o Comitê foi instalado em 07/08/1997, por meio da Assembleia de Instalação e cerimônia de posse de seus integrantes, nos termos da Lei nº 7.663 de 30 /12/1991.

Nesta reunião foi eleito o novo presidente do CBH-SJD, sendo eleito para o biênio 2021/2023 o prefeito de Santa Fé do Sul Evandro Mura. Além da eleição para compor a Diretoria, o comitê também designou as Câmaras Técnicas entre os municípios membros da Bacia. Rubineia participa como membro titular das Câmaras Técnicas de Educação Ambiental, Planejamento e Avaliação, Uso e Conservação da Água no Meio Rural, Saneamento e Grupos Técnicos de Estudos de Águas Subterrâneas, Estudo e Cobrança da Água e Turismo.

A Bacia Hidrográfica do Rio São José dos Dourados é composta por 25 municípios com sede em sua área: Aparecida d’Oeste, Auriflama, Dirce Reis, Floreal, General Salgado, Guzolândia, Ilha Solteira, Jales, Marinópolis, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nhandeara, Nova Canaã Paulista, Palmeira d’Oeste, Pontalinda, Rubinéia, Santa Fé do Sul, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João das Duas Pontes, São João de Iracema, Sebastianópolis do Sul, Suzanápolis e Três Fronteiras. Sendo que dos mesmos, 11 possuem território totalmente nela incluídos e os outros 14 possuem, também, áreas em UGRHIs vizinhas.