PREFEITURA DE RUBINEIA PROMOVE CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA ECONOMIA DE ÁGUA COM O TEMA, AGUA: ECONOMIZAR PARA NÃO FALTAR

A Prefeitura de Rubineia, por meio do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Interlocutora do Programa Município Verde Azul, em parceria com SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), realizam nesta terça-feira (01/06), uma campanha de conscientização para economia de água. A ação faz parte das comemorações da Semana Nacional de Meio Ambiente, celebrado de 31 de maio até 05 de junho.

Os níveis de abastecimento na cidade apesar de estar sob controle a Administração Municipal e SABESP se preocupam em conscientizar a população sobre a necessidade de economizar água. O resultado da economia de água nas residências protege o meio ambiente, proporciona economia de energia elétrica, fazendo bem para o bolso.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo mínimo per capita de cem litros diários de água é o suficiente para uma pessoa saciar a sede, ter uma higiene adequada e preparar os alimentos. Em Rubineia, o consumo médio diário de água por pessoa é de, aproximadamente, 300 litros de água, ou seja, cerca de 200 litros a mais que o necessário.

Serão entregues informativos nas salas de aulas da Escola Estadual Rubens de Oliveira Camargo, nos prédios públicos e comércio local com dicas de economia de água, como reutilizá-la e outras ações importantes que devem se tornar hábito de todos, e também será realizado no sábado dia (05/06) uma exposição na Feira que abordará a temática de forma lúdica.

Portanto, toda a população precisa se conscientizar e economizar. Economizar água é uma medida inteligente, econômica e vital para nossa espécie e para o planeta em geral.

Dicas para economizar água

– lave a louça de uma só vez e feche a torneira ao ensaboar;

– não lave a calçada e o quintal, use a vassoura;

– evite lavar o carro; se for lavar, use um balde;

– acumule roupas para lavar na máquina de uma vez só e reutilize a água da máquina para lavagem de quintais e calçadas;

– deixe a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba;

– fique atento aos vazamentos internos e conserte-os assim que forem detectados.

Vamos nos conscientizar!

Economize água!