Rubineia agora está no Mapa do Turismo Brasileiro

O Ministério do Turismo divulgou na semana passada, no Diário Oficial da União, o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2022-2023. A cidade de Rubineia preencheu todos os requisitos e faz parte das 2.542 cidades selecionadas de 322 regiões turísticas do Brasil e Rubinéia está selecionada na Região Turísticas Entre Rios.

“Mais um passo importante para consolidar nossa cidade como Município de Interesse Turístico e buscarmos o título de Estância Turística em futuro próximo pois no último Mapa do Turismo nosso município havia ficado de fora, ressaltou Evandro Santos Diretor de Turismo, Meio Ambiente e Agricultura.

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos Municípios turísticos, que vai de “A” a “E”, e Rubinéia está na categorização “D”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais, que leva em conta principalmente o número de leitos no setor de hospedagem. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br.
Nesta última atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, a Região Turística Entre Rios que era composta por 04 municípios, passou a ser integrada por 10 Municípios em 2022. São eles: Santa Albertina, Santa Clara d’Oeste, Rubinéia, Santa fé do Sul, Três Fronteira, Santa Rita d’Oeste, Urânia, Jales, Palmeira d’Oeste e Mesópolis.