Campanha Hiperdia: Saúde de Rubineia faz trabalho de prevenção e acompanhamento

Uma equipe multidisciplinar do Departamento Municipal de Saúde de Rubineia está realizando com a população do município a Campanha Hiperdia, que tem como objetivo diagnosticar e acompanhar pessoas com hipertensão e diabetes e dar orientação sobre a prevenção das doenças.

A Campanha Hiperdia acontece por meio de ações itinerantes, nesta terça-feira (8) esteve na Brisa D’Oeste e na próxima terça (15) estará no Bairro Bacuri. Os atendimentos são realizados por equipe multidisciplinar composta por médico, enfermagem e técnico, nutricionista e educador físico. A ação contou também com a equipe de vetores que deu orientações sobre a prevenção contra dengue.

“Essas doenças são tidas como matadores silenciosos, porque o quadro pode evoluir de forma assintomática, principalmente para a hipertensão. Por isso, é importante detectar e acompanhar o caso”, explica o diretor de Saúde, Gilberto Beloto.

O Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes é uma ação do Ministério da Saúde. Por meio de um sistema de informações chamado Hiperdia, as instituições e saúde participantes realizam o cadastro e o acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS). Esses dados permitem gerar informação para aquisição, distribuição e dispensação de medicamentos de forma regular para pacientes cadastrados. O sistema envia dados para o Cartão Nacional de Saúde, funcionalidade que garante a identificação única do usuário do SUS.