Defesa Civil de Rubineia se prepara para o período de chuvas e realiza treinamento

A Defesa Civil do Município de Interesse Turístico de Rubineia (MIT) participou da oficina preparatória da OPOV (Oficina Preparatória para a Operação Chuvas) 2022/2023 nos dias 17 e 18 de novembro em Piracicaba. Na oportunidade, estiveram presentes, o coordenador Evandro Santos e o agente Dener Rodrigues.

O treinamento foi oferecido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo e a edição deste ano contou com oito oficinas presenciais realizadas em todas as regiões que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil para escorregamentos. Durante as Oficinas os agentes municipais receberam intenso treinamento prático com o objetivo de prepará-los para a Operação Chuvas de Verão, que acontece todos anos entre os dias 1 de dezembro e 31 de março.

Ao término do treinamento todos os participantes receberam um certificado e os municípios poderão celebrar convênio com o Estado e receber um kit com equipamentos para auxiliar nas atividades de Defesa Civil, contendo pluviômetro, lonas e equipamento de proteção individual destinados ao uso durante as ocorrências.

Além do intenso treinamento, a Defesa Civil também trabalha com medidas adotadas para minimizar os desastres e proteger a população, especialmente as que residem em áreas mais vulneráveis. O Estado conta com 813 instrumentos de identificação de risco, que atendem 322 municípios, sendo estes os que possuem maior vulnerabilidade de deslizamentos e inundações.

“É muito importante para nosso município participar destas oficinas, pois dessa forma o município poderá firmar convênio com a Defesa Civil estadual e receber recursos e equipamentos que irão nos ajudar em caso de necessidade”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Evandro Santos.