Departamentos de Meio Ambiente e Serviços orienta maneira correta de recolher restos de entulhos e podas de árvores

Descartar entulhos, restos de construção civil, poda de árvore, detritos provenientes da limpeza de terrenos ou qualquer outro material em calçadas, ruas ou avenidas do município é proibido pela Lei Municipal nº 067 de 28 de dezembro de 2009, que trata do Código de Postura do Município.

Os Departamentos Municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos orienta toda população de que todo o material produzido, seja podas de árvores ou restos de construção civil devem ser enviados pelo proprietário ou ocupante do imóvel até o Aterro de Resíduos Inertes, localizado na antiga Escola do SENAR. Para o transporte, o cidadão poderá contratar o serviço de caçamba ou ainda fazê-lo em veículo particular.

“Deixar a retirada desses materiais em ruas e calçadas a cargo da Prefeitura, além de contrariar a lei municipal, gera uma despesa enorme para o município, pois esses recursos deixam de ser investidos em setores prioritários”, afirma o responsável pelo Departamento de Serviços Públicos da Prefeitura, Herivelto Guimarães.

Por isso a colaboração da população é essencial para manter a cidade limpa e livre de doenças decorrentes do acúmulo de lixo e entulhos. De acordo com a Lei Municipal nº 067, de 28 de dezembro de 2009, que trata do Código de Postura do Município, quem não cumprir a legislação será notificado e multado em valores que vão de R$ 619,05 a R$ 1.857,15.

“Pedimos a colaboração de toda a população. Tenho certeza que todos querem uma cidade mais limpa para viver. Precisamos que cada um faça a sua parte, limpando seu imóvel e destinando os resíduos para o local certo e da maneira adequada. Além de manter a cidade limpa, evita a proliferação de animais peçonhentos e criadouros de insetos”, finaliza a Diretora de Meio Ambiente Regiane Faustino.

Serviços
O cidadão pode levar seus resíduos no Aterro de Resíduos Inertes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Aos sábados, domingos e feriados o aterro não funciona.

Quem tiver dúvidas ou quiser denunciar anonimamente sobre o descarte incorreto de lixo, podas de árvores ou restos de construção civil, basta entrar em contato pelo telefone (17) 3661-1406, ou através da Ouvidoria http://ouvidor.rubineia.sp.gov.br/