Governo de Rubineia e Marinha do Brasil realizam Curso para adquirir a CIR

A Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Rubineia (MIT), por meio da Diretoria de Turismo, e em parceria com a Capitania Fluvial do Tietê-Paraná da Marinha do Brasil, realiza de 15 a 21 de outubro o Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e Marinheiro Fluvial Auxiliar de Máquinas (CFAQ MAF/MMA), Nível 1.

Através da conclusão desse Curso, os participantes poderão adquirir a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), que é um documento de habilitação, identificação e registro de dados pessoais do aquaviário e o possibilita a exercer de forma profissional a função de piloteiro e guia de pesca.

“Em 2021 fizemos um ofício solicitando a aplicação do curso de profissionalização para os piloteiros de Rubineia adquirirem a CIR, pois era uma necessidade do município. Agora em 2023, após o fim da pandemia do coronavírus, tivemos a resposta da Marinha e conseguimos essa tão importante parceria”, explicou o diretor de Turismo, Evandro Santos.

O Curso é realizado com aulas práticas e teóricas, conta com 30 participantes e é ministrado pelo Suboficial Claudio Moreira Peixoto, Primeiros-Sargentos Wellington Almeida de Figueiredo e João Paulo Rodrigues Bueno e o Terceiro-Sargento Rodrigo Santos das Neves.

“Estamos numa localidade onde o rio interfere diretamente no dia a dia da nossa população envolvendo atividades com embarcações de pesca, de esporte ou passeio e formar novos profissionais possibilita despertar a consciência de segurança da navegação e de preservação do meio ambiente hídrico”, destacou o prefeito professor Lugato que também agradeceu a parceria do empresário Anésio Olivo que hospedou a equipe da Marinha no Rancho Pousada Rubineia.

A Capitania Fluvial do Tietê-Paraná também realizará, sem custo, a captura de foto para amadores e aquaviários para renovação da habilitação náutica Arrais. Os interessados deverão procurar o Departamento de Educação até dia 19 de outubro das 18h30 às 21h.