No Dia D de Mobilização Estadual, Saúde de Rubineia faz orientação contra dengue nas Escolas

A Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Rubineia (MIT), por meio do Setor de Controle de Vetores do Departamento de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 1 de março, orientações nas Unidades Escolares do município sobre o combate ao mosquito aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya, Zika e febre amarela urbana.

A ação faz parte da grande mobilização do Centro de Operações de Emergências (COE) do Governo de São Paulo, em parcerias com as prefeituras, que marca o Dia D de Mobilização Estadual de combate à dengue.

Está em andamento o mutirão contra criadouros do mosquito realizado pela Prefeitura de Rubineia desde o mês de fevereiro. O Dia D municipal foi realizado no último sábado, 24. A equipe da Saúde encontrou criadouros do mosquito, eliminou-os, recolheu materiais abandonados nos quintais e terrenos baldios e deu orientação aos moradores.

“Nós entregamos panfletos informativos, orientamos a população sobre os graves riscos do mosquito, falamos também com as crianças nas escolas e com a equipe escolar. Precisamos do apoio de todos para diminuição do mosquito e, consequentemente, das doenças causadas por ele”, explicou o coordenador do controle de vetores, Sandro Pessopani.

A orientação do Departamento de Saúde é que o morador limpe seu quintal, coloque todo o material que possa servir de criadouro em sua calçada. Na próxima semana esses materiais serão todos recolhidos, com início pelo Bairro Lagoa da Garça I e II.