PREFEITURA INCENTIVA USO DE ETANOL EM VEICULOS OFICIAIS PARA DIMINUIR EMISSÃO DE CARBONO

A Prefeitura de Rubineia publicou no dia 11 de Agosto o Decreto Municipal nº 1923, de 11 de Agosto de 2021 que dispõe sobre o abastecimento com etanol nos veículos tipo flex da frota municipal de Rubineia e Distrito, e encaminhou para todos os Diretores dos Departamentos a recomendação para que todos os veículos oficiais sejam abastecidos com etanol.

A medida acompanha novo ciclo de medidas para o Programa Municipio VerdeAzul e foi tomado para incentivar  ações de sustentabilidade. O decreto destaca que a adesão do Governo do Estado de São Paulo à campanha Race to Zero e Race Resilience da ONU (Organização das Nações Unidas) O objetivo da campanha é trazer líderes de países, cidades, empresas, investidores, academia e sociedade civil como um todo para se juntarem à maior coalizão de líderes comprometidos com um objetivo: zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.

A Prefeitura de Rubineia possui 16 veículos flex, que nada mais são que veículos que recebem dois tipos de combustível: gasolina e etanol. Mas para ajudar na qualidade do ar e na preservação do meio ambiente, o Poder Executivo recomendou por meio de Decreto Municipal o uso de etanol nestes veículos.

O setor de Licitação também já está ciente da medida, e nas próximas compras, os veículos serão flex. Além da população, que gostou da medida e está seguindo o exemplo da Prefeitura.

Segundo dados IEA (Agência Internacional de Energia), a utilização de etanol produzido através da cana-de-açúcar reduz em média 89% a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa – como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (NO2) – se comparado com a gasolina.

O efeito estufa causa elevação da temperatura do planeta, o que contribui ao derretimento das calotas polares e consequentemente, o aumento do nível dos oceanos e maior propensão do planeta a fenômenos como tufões, furacões e maremotos. A emissão de alguns gases por combustíveis fósseis tem sido um dos grandes causadores do aumento do efeito estufa, sendo por isso mais vantajoso a utilização de biocombustíveis como o etanol.

As vantagens mais relevantes que o uso do etanol como combustível oferece são:

• Polui menos o meio ambiente, porque emite menos gases na atmosfera, tanto durante a fabricação quanto no uso;
  • É fabricado a partir de substâncias renováveis, que dependem apenas do cultivo, diferentemente dos combustíveis à base de petróleo;
  • Gera empregos em todas as etapas da produção, começando pelas áreas rurais onde ocorrem as plantações;
  • Tem um custo menor do que combustíveis fabricados à base de petróleo;
  • O etanol ajuda a manter o motor do carro limpo por mais tempo.

Esta é uma ação local do governo municipal por uma causa global, cujo objetivo é reduzirmos a quantidade de carbono CO² na Camada de Ozônio do Planeta, pois ele contribui para que mais e mais raios ultravioletas nos atinjam diretamente aumentando o calor e o conhecido “efeito estufa”.