Seca da Lagoa da Fazenda é tema de reunião com prefeito Lugato

Nesta quarta-feira (27) o prefeito professor Lugato recebeu no Paço Municipal para reunião, donos de propriedades rurais que margeiam a conhecida Lagoa da Fazenda, que está em constante seca.

A iniciativa da reunião foi do vereador Paulinho Xavier que também enviou requerimento para buscar soluções para atual situação a pedido dos proprietários.

Durante o encontro, surgiu a hipótese da existência de uma nascente que poderia contribuir na recuperação da Lagoa, mas, após visita no local, o engenheiro ambiental responsável pelo município Marcelo Corrêa dos Santos constatou in loco e também através de dados do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) que não possui nascente e trata-se de um lago natural onde acumula água das chuvas.

“A água fica retida na bacia devido às precipitações e também a altura do lençol freático, como nos últimos anos o acumulado de precipitações foi muito abaixo da média, houve o rebaixamento do lençol freático, portanto a água acumulada no pequeno período foi infiltrada no solo e é esse o motivo da seca”, explicou o engenheiro.

O prefeito Lugato atendeu aos proprietários e ao vereador e informou que encaminhará um estudo para direcionar as melhores ações a serem tomadas.

Também esteve presente, o técnico agrícola Silvano Gonçalves.