Equipe de Saúde realiza triagem com atletas do JOMI

Uma equipe multidisciplinar do Departamento Municipal de Saúde de Rubineia realizou, com os atletas de Rubineia e Esmeralda que participarão do JOMI (Jogos da Melhor Idade), trabalho preventivo contra doenças como hipertensão e diabetes. O levantamento possibilitará ao atleta o atestado de capacidade física para participação nos jogos que acontecerão em maio em Araçatuba.

Os profissionais realizam uma triagem com o idoso que responde um questionário sobre sua saúde, em seguida verificam pressão arterial, exame de destro, entre outros.

A Unidade de Saúde também realizou em todos os atletas o exame de eletrocardiograma, que avalia a atividade elétrica do coração. “O levantamento é importante não só para o atestado de capacidade física, mas também para coletarmos dados sobre a saúde do idoso”, explicou a médica Apoliana Almeida Matias.

De acordo com a médica, os 52 atletas que disputarão os Jogos, entre homens e mulheres, estão aptos a participarem da competição. A enfermeira Ana Cristina Ferreira também esteve presente.