Municípios se reúnem em Santa Fé para criar Núcleo do Trem Turístico

Na manhã de segunda-feira (21), foi realizado na sala de reuniões da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul, um encontro entre prefeitos e representantes dos municípios do Santa Fé do Sul, Jales, Urânia, Três Fronteiras, Rubinéia e Aparecida do Taboado, na sala de reunião da Prefeitura Municipal, onde aprovaram a criação de um Núcleo Técnico para conduzir o projeto do Trem Turístico na região.

O tema da reunião foi a criação do Conselho que formará um núcleo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF – e para discutir as funções do Conselho e dos conselheiros, que terá três representantes de cada município, visando agilizar a implantação do Trem Turístico Rumo À Nascente Rio Paraná, além de dar todo respaldo para a aquisição e operação do maquinário.

A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária é uma entidade civil sem fins lucrativos de cunho histórico, cultural e educativo. A missão da ABPF é promover o resgate e a conservação do patrimônio histórico ferroviário brasileiro, disponibilizando os bens à visitação pública, desde que a conservação do bem não seja colocada em risco.

Nesse sentido, a implantação do Trem Turístico na região não só promoverá o resgate cultural e histórico da região, como também alavancará o turismo regional, atrairá mais turistas e consequentemente aumentará a geração de emprego e renda e movimentará a economia da região.

“Esse será mais um atrativo para o município, pois o projeto possibilitará a construção de uma nova estação ferroviária e o principal atrativo do trem é a Ponte Rodoferroviária sob o Rio Paraná ligando Rubineia à Aparecida do Taboado potencializando ainda mais o turismo da nossa região”, destacou o diretor de Turismo de Rubineia, Evandro Santos.

Estiveram presentes o prefeito Evandro Mura, o secretário de Cultura e Turismo Márcio Adalto, o secretário de Administração e Planejamento César Melo, o prefeito de Urânia Márcio Arjol, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi Nacca, o vice-prefeito de Aparecida do Taboado Tenente Cosme Lescano de Ávila, além dos demais representantes dos municípios.