Primeiro dia de mutirão de limpeza encontra criadouros do mosquito da dengue

A Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Rubineia (MIT), por meio do Departamento de Saúde, começou na segunda-feira (19) o mutirão da limpeza contra o mosquito aedes aegypti causador da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

A equipe encontrou muitos criadouros do mosquito, eliminou-os e recolheu materiais abandonados nos quintais e terrenos baldios. “Limpe seu quintal, coloque todo o material que possa servir de criadouro em sua calçada que a nossa equipe recolherá e destinará ao seu devido lugar. É muito importante que cada um faça sua parte”, explicou o diretor de Saúde, Bruno Favarreto.

O dia D do combate acontece no sábado dia 24 de fevereiro.

“Logo no primeiro dia, a equipe encontrou muitos pontos com criadouros do mosquito, estamos trabalhando para eliminá-los, mas é muito importante que a população siga a orientação da saúde e não deixe água parada, pois é o foco do mosquito”, reforçou o responsável pelo setor de controle de vetores, Sandro Roberto Pessopani.

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.