Programa Óleo Limpo arrecada óleo de fritura

A Administração Municipal de Rubineia, por meio do Departamento de Meio Ambiente, em parceria com a SABESP e o Departamento de Educação, executa o Programa de Arrecadação do Óleo de Fritura, criado pela Lei Complementar Municipal nº 094/2013. 65 litros de óleo de fritura foram arrecadados de janeiro a março deste ano.

“O objetivo da ação conjunta entre os setores públicos é diminuir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de óleo na rede de esgoto”, explica o encarregado de operação da SABESP, Bruno Faria.
Bruno explicou ainda que, assim como em outras localidades, no município de Rubineia, grande parte da população descarta o óleo de uso doméstico de forma inadequada, proporcionando sérios danos ao meio ambiente, pois estima-se que 1 litro de óleo quando lançado em um curso hídrico, polui mais de 25 mil litros de água.

“Dos problemas relacionados, ainda podemos citar impermeabilização do solo, o que dificulta a infiltração das águas, poluição dos cursos hídricos, alterando o ecossistema e exterminando muitas espécies da vida aquática. Quando seu descarte se dá pelas tubulações, ocasiona constantes entupimentos e também contribui para a proliferação de insetos e/ou vetores transmissores de doenças”, reforçou a diretora de Meio Ambiente, Regiane Faustino.

COMO VOCÊ DESCARTA O ÓLEO DE COZINHA QUE USA EM CASA?
Veja como é fácil trocar:
• A cada 2L de óleo de cozinha (acomodado em garrafas PETs de 2L) você recebe um frasco de 500ml de DETERGENTE;
ou…..
• A cada 4L de óleo de cozinha (acomodado em garrafas PETs de 2L) você recebe um frasco de 900ml de OLEO DE SOJA.

CONHEÇA O PONTO DE COLETA PARA VOCÊ REALIZAR A TROCA:
• Departamento de Meio Ambiente em Rubineia;
Av: Guimaraes Rosa, nº 41 – centro (em frente a Escola Estadual – ROC)