Farmácia da UBS oferece medicamentos recebidos do SUS e adquiridos com recursos próprios.

A Administração do Município de Interesse Turístico de Rubineia (MIT), por meio do Departamento de Saúde e através da Farmácia da Unidade Básica de Saúde (UBS), fornece diariamente aos munícipes, uma variedade de medicamentos.

Parte dos remédios são adquiridos com recursos próprios da Prefeitura Municipal, através do orçamento do município e de emendas parlamentares, e a outra parte são recebidos pelo Programa Dose Certa do Ministério da Saúde.

O diretor de Saúde, Gilberto Belloto, explica que o Dose Certa envia medicação a cada três meses de acordo com o número de habitantes do município. “A quantidade de medicamentos que chega do Programa não é o suficiente para suprir a necessidade dos nossos pacientes, por isso temos uma Relação Municipal de Medicamentos (REMUME) adquirida com recursos próprios e emendas parlamentares, através de processo licitatório”, explicou.

Belloto explicou ainda que a maioria das empresas vencedoras do certame licitatório (pregão eletrônico) são de longe, de outros Estados, e por conta da logística na entrega, alguns remédios não chegam dentro do prazo estabelecido. “Quando isso acontece, imediatamente notificamos o responsável”, disse.

A Farmácia conta hoje com cerca de 200 tipos de medicamentos licitados, entre psicotrópicos, injetáveis e de uso geral, e conta também com medicamentos recebidos do Ministério da Saúde.