Projeto Hiperdia reduz queixas de doenças em participantes

O trabalho da equipe multidisciplinar do Grupo Hiperdia da Estratégia da Saúde da Família (ESF) da Unidade de Saúde do Município de Interesse Turístico de Rubineia (MIT) tem dado bons resultados.

A busca por atendimentos médicos no Posto de Saúde dos participantes do grupo diminuiu em razão do trabalho realizado.

“Nós recebíamos muitos pacientes com queixas de dor, diabetes alterada, dores articulares, na lombar e pressão alta e depois da criação do grupo, do trabalho e acompanhamento, a procura desses pacientes diminuiu, pois tiveram uma melhora considerável”, afirmou a médica responsável, Apoliana Matias.

O objetivo do Grupo Hiperdia é dar acolhimento, orientações, consulta de enfermagem, avaliação antropométrica e pedido de exames para pacientes com diabetes e hipertensão arterial. O grupo existe há pouco mais de 6 meses e é composto pela equipe multidisciplinar: médica Apoliana Matias, nutricionista Tânia Fernades, educadora física Neide Costa e o enfermeiro, Rogério Garcia Bento.

“A nossa meta é prevenir o agravo de doenças e dar acolhimento aos participantes, nós conversamos bastante, orientamos sobre a importância da atividade física aliada a boa alimentação, fazemos reuniões, encontros, festas e já tivemos ótimos resultados”, explicou a nutricionista Tânia Fernandes.

A nutricionista explicou ainda que cada participante um recebe um cardápio específico de acordo com sua patologia. As atividades do grupo acontecem em Rubineia e Distrito de Esmeralda.

“Parabéns a toda equipe pela excelência no trabalho, muito obrigado ao nosso diretor Bruno Favaretto que tem acompanhado de perto as atividades da saúde que fazem toda diferença na vida da nossa população”, disse o prefeito professor Lugato.