Rubineia é destaque no Programa de Prevenção do Colo Uterino

O Município de Interesse Turístico de Rubineia (MIT), por meio do trabalho da Unidade Básica de Saúde, atingiu 83% da coleta no Programa de Prevenção do Colo Uterino do Hospital do Amor, referente ao ano de 2022.
Esse número coloca a saúde pública de Rubineia como destaque regional e referência no atendimento aos pacientes.

Na última semana, o diretor municipal de Saúde, Gilberto Belloto, a enfermeira responsável Amanda Couto Lopes, a representante do Conselho Municipal de Saúde (CMS) Katiara Fonseca, estiveram na cidade de Barretos (SP) representando Rubineia em uma reunião para comemorar os 15 anos de existência do Programa.

90 municípios parceiros do Hospital do Amor de Barretos foram convidados para reunião com a finalidade de homenagear e ressaltar a importância das parcerias e do desenvolvimento do trabalho preventivo junto aos municípios.

“Nós promovemos ações para incentivar as mulheres a fazerem exames periódicos, pois a prevenção é a melhor forma de diagnosticar alterações antes do aparecimento da doença”, destacou o diretor de Saúde, Gilberto Belloto.

O exame Papanicolau, indicado para mulheres com idade entre 24 e 69 anos, é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas.