Rubineia esteve representada no maior evento de saúde pública da América do Sul

O Município de Interesse Turístico de Rubineia (MIT), através do Departamento de Saúde, participou do 37° Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems para apresentação do Projeto “Ações desenvolvidas na Sala de Vacina para captação da população”.

O maior evento de saúde pública da América do Sul, realizado em Goiânia (GO) teve o tema “O SUS que Falta no Brasil”. Dentre 423 municípios participantes, a enfermeira Patrícia Lourenção, representando a cidade de Rubineia, explanou sobre as ações da Unidade Básica de Saúde para atingir o índice de 100% de cobertura vacinal.

Após o projeto ser solicitado ao município de Rubineia pelo Departamento de Saúde Pública na Região Administrativa de São José do Rio Preto (DRS-XV), a enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica Patrícia Lourenção, com apoio das enfermeiras Amanda Couto e Marta Lima e das técnicas de enfermagem Marcia Florindo Juliana Melin e Patrícia Paniagua, enviou o projeto e foi selecionado.

Para obter o alto índice vacinal, a Unidade Básica de Saúde conta com uma sala de vacina com abertura externa para os usuários, com equipe especializada e horário flexível. A vacinação também é realizada na Unidade do Distrito de Esmeralda, nas residências e nas unidades escolares, quando há caso de surtos.

Outra ação importante, realizada em parceria com a Diretoria de Educação, é que a carteira de vacinação da criança esteja em dia para efetivar a matrícula na creche ou escola.

“Todo o trabalho realizado é com o intuito de alcançar as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e a nossa equipe realizou com grande maestria. Nossa gratidão a todos os colaboradores da Saúde”, ressaltou o prefeito professor Lugato.