Rubineia inicia Curso de Doma Racional

O Governo do Município de Interesse Turístico de Rubineia (MIT), por meio do Departamento de Agricultura e Pecuária, e em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), iniciou nesta segunda-feira (23) o Curso de Doma Racional.

O foco do Curso é compreender a importância do relacionamento entre ser humano e cavalo e conhecer técnicas para iniciar a doma racional.

O instrutor do SENAR Silvio Rodrigues explicou que a doma tradicional estabelece o uso da força, se trava uma luta entre o homem e o cavalo, enquanto que na doma racional, há um amansamento, uma relação de troca entre o animal e seu dono, criando uma confiança e um aprendizado que faz o animal ceder.

“Esse curso é um regaste das nossas raízes culturais que desperta na população a motivação e o interesse. Aproveitem para tirar todas as dúvidas e também fazer uso do Centro de Treinamento Equestre Municipal que é de vocês. Nosso muito obrigado ao SENAR e toda nossa equipe”, destacou o prefeito professor Lugato.

“São muitos os benefícios, os animais se tornam mais confiáveis, cria um laço de amizade entre o equídeo e o domador, os animais ficam mais corajosos e menos traumatizados por exemplo. A parceria entre SENAR e Prefeitura de Rubineia é de grande importância para o município”, reforçou o diretor de Agricultura e Pecuária, Silvano Gonçalves.

Estiveram presentes na abertura, prefeito professor Lugato, diretor de Agricultura e Pecuária Silvano Gonçalves, diretor de Turismo Evandro Santos, médico veterinário Ricardo Dezani, treinador hípico Dídimo Cardoso, professor do
SENAR Silvio Rodrigues e participantes.