Rubineia realiza vacinação antirrábica em cães e gatos.

A Prefeitura Municipal de Rubineia, através do Controle de Zoonoses do Departamento Municipal de Saúde, realizou a vacinação antirrábica em cães e gatos do município.

Apesar de ser uma doença controlada, a raiva é muito grave e causa grande preocupação aos donos de animais de estimação e a vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis.

Na última semana foram vacinados animais da população em geral e hoje (23), cães e gatos dos cuidadores que são voluntários na cidade. A vacinação foi realizada pelo médico veterinário Valter Ricardo Dezani com o apoio do agente de vetores, Marcos Rogério Lima.

“A raiva é uma doença facilmente contraída, aqueles pets que viajam para locais como sítios e fazendas ou qualquer outro local que os deixam vulneráveis também correm um grande risco, por isso é tão importante a vacina antirrábica ser administrada anualmente. Além disso, manter o pet devidamente vacinado contra a raiva é uma maneira de manter a segurança de todos, já que se trata de uma zoonose que é transmitida para os seres humanos”, explicou o veterinário Valter Ricardo Dezani.

A voluntária Rita de Cássia cuida atualmente de 21 gatos e 6 cachorros. “Sempre gostei de animais, faço esse trabalho voluntário há 15 anos e é por amor. Foram muitos animais acolhidos na nossa casa sempre com muito zelo e carinho”, disse.