Rubineia recebe Congrapar e trata de PPP para construção de usinas de resíduos sólidos

Neste sábado (28), o Município de Interesse Turístico de Rubineia (MIT) sediou a reunião do Consórcio Intermunicipal Rios Grande e Paraná – CONGRAPAR, do qual faz parte.

O Consórcio reúne os municípios de Rubineia, Santa Fé do Sul, Três Fronteiras, Santana da Ponte Pensa, Santa Clara d’Oeste, Nova Canaã Paulista, Santa Rita d’Oeste, Aparecida d’Oeste, Mesópolis, Aspásia, Dirce Reis, Dolcinópolis, Jales, Marinópolis, Palmeira d’Oeste, Paranapuã, Pontalinda, Populina, Santa Albertina, Santa Salete, São Francisco, Urânia e Vitória Brasil.

Entre os principais assuntos tratados na pauta, foi discutida a possível Parceria Público Privada (PPP) com empresas para construção de usinas para o destino de resíduos sólidos.

“Nosso objetivo é solucionar essa questão dos resíduos, que foi o que nos moveu na formação do Consórcio. Muita alegria em poder sediar esse encontro para tratar sobre a construção de duas usinas de resíduos sólidos, estamos sim preocupados com a questão ambiental, com nosso patrimônio natural, a nossa região será limpa de resíduos e referência do projeto”, destacou o prefeito professor Lugato.

A previsão da instalação das usinas, com tecnologia de última geração, é nos municípios de Três Fronteiras e Vitória Brasil.

O prefeito de Três Fronteiras e presidente do Congrapar, Bim Belão, explicou que o Consórcio é de extrema importância para que os municípios possam melhorar a qualidade de vida da população. “Além da questão das usinas, que gerarão renda, o Consórcio também fará atas de registro de preços para adquirir produtos com preços mais baratos, economizando recursos aos municípios”, disse.