Rubineia será contemplada com o programa ‘’Rios Vivos’’

O Município de Interesse Turístico de Rubineia (MIT) será contemplado com o Programa “Rios Vivos” e a Administração Municipal realizará o desassoreamento da Lagoa da Garça.

O Programa é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica.

O Governo Municipal, em conjunto com Departamento de Meio Ambiente, pleiteou a inclusão do município no programa na tarde desta quarta-feira (7) por meio de reunião técnica junto aos diretores do DAEE em São José do Rio Preto . Na oportunidade, foi para apresentada a situação em que se encontra a Lagoa da Garça, totalmente seca devido a grande estiagem.

A ação visa preservação dos recursos naturais, a melhoria da qualidade da água, a remoção de sedimentos e a redução dos impactos em tempos de estiagens, além do auxílio e suporte aos produtores rurais na preservação de água e sua segurança hídrica.

A reunião contou com a presença do prefeito Lugato, do vice-prefeito Celso, da diretora de Meio Ambiente Regiane Faustino, do engenheiro ambiental Marcelo Correa, do diretor da Bacia do São José dos Dourados, Luiz Henrique Gomes e do Engenheiro do DAEE Guilherme Diogo Junior.

O programa “Água é Vida” é desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, com execução do DAEE. Ele é dividido em quatro frentes principais: Rios Vivos, Águas Subterrâneas, Barramentos e Cooperação Técnica. O eixo Rios Vivos prevê o desassoreamento de cursos d’água; sistema de afastamento e tratamento de esgoto; e recuperação e proteção de mananciais superficiais.