SENAR inicia Curso de Olericultura em Rubineia

O Governo do Município de Interesse Turístico de Rubineia (MIT), por meio do Departamento de Agricultura e Pecuária, e em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sindicato Rural e SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), deu início nesta quarta-feira (13) no Curso de Olericultura Básica.

Olericultura é o processo pelo qual se extraem camadas do solo para serem analisadas em laboratório onde se verificará a disponibilidade de seus nutrientes. O Curso é oferecido aos moradores do Bairro Lagoa da Garça que colocaram em prática o Projeto da Horta Comunitária.

“O objetivo é capacitar as pessoas para realizar o plantio de hortaliças, com técnicas adequadas no manejo, buscando sempre o aumento da produtividade e da qualidade da produção”, explicou a instrutora do Senar, Mariley Almeida.

Cada participante poderá coletar uma mostra de solo que será encaminhada ao laboratório por conta do Sindicato e do SENAR.

“Temos uma grande parceria com os moradores do Bairro Lagoa da Garça. Cedemos uma área e maquinário à Associação dos Moradores para realização da horta comunitária e também furamos o poço. Agora com os cursos, eles aprenderão muitas técnicas para manutenção da horta. Parabéns a todos pelo projeto e pela dedicação”, explicou o prefeito professor Lugato.

Durante o ano inteiro, a Prefeitura, o SENAR, SEBRAE e Sindicato Rural oferecerão uma sequência de cursos, como compostagem, produção de mudas, instalação da lavoura, manejo e tratos esculturais, controle de pragas e doenças, colheita, entre outros.

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes a primeira-dama Flávia Lugato, a diretora de Assistência Social Vilma Rossafa e diretor de Agricultura e Pecuária Silvano Gonçalves.