Rubineia conquista a 26ª colocação no Ranking do Programa Município VerdeAzul

O Município de Interesse Turístico de Rubineia (MIT) conquistou a 26ª colocação no Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas do Programa Município VerdeAzul (PMVA) 2023.

O prefeito professor Lugato e a Diretora do Departamento de Meio Ambiente e Interlocutora do Programa, Regiane Faustino, representaram Rubineia na cerimônia de entrega dos certificados que foi realizada na sede do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, na tarde desta terça-feira (19/12). Com 78 pontos, Rubineia obteve a sua melhor colocação entre os municípios do Grupo 1.

Neste ano, o programa trouxe algumas inovações buscando tornar a análise das diretivas mais objetivas e dividindo os municípios conforme as faixas populacionais, atendendo a uma antiga demanda das Prefeituras, seguindo a classificação do Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE):
Grupo 1 – Municípios com até 9.999 habitantes
Grupo 2 – Municípios que têm de 10.000 a 49.999 habitantes
Grupo 3 – Municípios que têm de 50.000 a 99.999 habitantes
Grupo 4 – Municípios que têm de 100.000 a 499.999 habitantes
Grupo 5 – Municípios com mais de 500.000 habitantes

Dos 645 municípios paulistas, 412 participaram do Programa Município VerdeAzul. Receberam o certificado e troféu apenas os municípios nas categorias Certificado, Qualificado I e Qualificado II, conforme a pontuação obtida.
Entre 40 e 59,99 pontos QUALIFICAÇÃO II
Entre 60 e 79,99 pontos QUALIFICAÇÃO I
Igual ou superior a 80 pontos CERTIFICAÇÃO

O prefeito Lugato comemorou a classificação ressaltando a importância dos municípios se comprometerem com o desenvolvimento sustentável. “Com essa classificação, Rubineia mostra seu empenho nas questões ambientais, o que reflete diretamente na qualidade de vida da nossa população. Desenvolvemos uma série de ações na área do Meio Ambiente e estamos sempre buscando fazer ainda mais”, resumiu.

As ações propostas pelo PMVA compõem dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Educação Ambiental, Uso do Solo, Gestão das Águas, Esgoto Coletado e Tratado, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar, Arborização Urbana, Biodiversidade.