Unidade de Saúde de Rubineia terá ‘Tele Saúde’.

A Unidade de Saúde do Município de Interesse Turístico de Rubineia (MIT) se prepara para implantar o Tele Saúde, programa realizado em parceria com o Hospital de Base e Diretoria Municipal de Saúde.

O Tele Saúde tem como finalidade a expansão e a melhoria da rede de serviços de saúde. Neste caso, o paciente que necessita de retorno médico ao HB em São José do Rio Preto, para saber o resultado de um exame, poderá fazer esse atendimento remoto através de sistema de teleatendimendo.

O paciente é atendido por um especialista do Hospital de Base de forma remota, porém, um enfermeiro estará acompanhando toda a consulta no Posto Avançado Telessaúde. Este profissional de enfermagem será a responsável por dar toda assistência necessária ao paciente, além de procedimentos padrão como aferição de pressão arterial e batimentos cardíacos, por exemplo.

O médico também poderá prescrever a receita, que será impressa no posto e entregue ao paciente. É importante frisar que a primeira consulta continua presencial no Hospital de Base e, as posteriores de acompanhamento, com critério médico, serão na modalidade telemedicina.

“O programa diminuirá a fila de espera, dará mais conforto ao paciente que terá o retorno minimizado pelo atendimento de vídeo chamando realizado na nossa Unidade de Saúde em Rubineia”, explicou o diretor de saúde, Gilberto Belloto.

Participaram da reunião em Rio Preto, a enfermeira da ESF, Márcia Árias, e as responsáveis pelo agendamento de consulta, Fabiane Mendonça e Gislaine Xavier.

As especialidades iniciais atendimentos pelo teleatendimento serão; Endócrinologista, Cardiologista, Cirugia torácica, Gastroenterologista, Pneumologista, Otorrinolaringologista, Hematologista, Proctologista, urologia, Vascular e Neuro pediatra.